Em vídeo histórico, Benedito Silva fala da construção da Estrada de Ferro

No vídeo abaixo, o notável orizonense, Benedito Silva, fala sobre o processo de construção da Estrada de Ferro no município de Orizona e Vianópolis. Neste ano, comemora-se o centenário do início da construção da estrada de ferro no Estado de Goiás.
O vídeo histórico é um trecho do documentário "Terra Caiapó", de Lisa França, e mostra imagens de uma Orizona que tinha inclusive o sobradinho do Sr. Olímpio Pereira, onde hoje está instalado o Mini Box Boca de Lobo.
Benedito Silva nasceu em Campo Formoso, hoje Orizona, no dia 3 de abril de 1905, filho de Minervino Silva e de Maria Jerônima Silva e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de fevereiro de 2000. De família de parcos recursos financeiros, frequentou as primeiras aulas, em sua terra natal, contando na época mais de 10 anos de idade.
Em 1932, foi designado diretor geral do Interior de Goiás, ano seguinte, diretor da Secretaria do IBGE e, em 1937, diretor da Divisão de Publicidade do Serviço Nacional de Recenseamento. Em 1939, bacharel em Ciências Sociais, pela American University de Washington, nos Estados Unidos.
Retorna ao Brasil e é nomeado, em 1941, diretor da Divisão da Receita da Comissão de Orçamento da Receita Federal e passa a residir no Rio de Janeiro. Em 1945, nomeado diretor da Divisão de Aperfeiçoamento da DASP. Ingressa, no Rio de Janeiro, na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e foi diretor do Instituto de Documentação da referida fundação, e redator principal de O Correio da Unesco, edição brasileira.
Por muitos anos, foi designado para trabalhar nas Nações Unidas, exercendo a assessoria do Secretário para Assuntos Administrativos; vice-diretor da Divisão de Finanças Públicas e assessor do Departamento de Assistência Técnica da Unesco. Pertenceu ao Pen Clube do Brasil, à Academia Brasileira de Ciências da Administração e à Associação Goiana de Imprensa.
Publicou a Era do Administrador Profissional; Administração Civil na Mobilização Pública; Taylor e Fayol; Uma teoria geral do planejamento; Vocabulário Administrativo (português, inglês e espanhol); A reforma do Ministério da Fazenda e sua metodologia; Origem e evolução dos escritores; Da documentação à informação: Editoração hoje; O impacto de Goiânia. Ainda traduziu as seguintes obras de Pedro Muños Amato: Introdução à Administração Pública; Introdução à teoria geral de administração pública e Orçamentos e planejamentos.
A Biblioteca Municipal Benedito Silva, localizada no antigo Fórum, na Praça do Lazer, além de homenagear o notável, apresenta um rico acervo sobre a sua biografia.

* Com informações da Academia Goiana de Letras. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Orizona Encenarte © 2009-2013 | Desenvolvido por Anselmo Di Lima, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes