Um pouco de história: chegada dos Libaneses a Orizona

A cidade de Orizona, como todos sabem, possui grande quantidade de moradores descendentes de libaneses. São pessoas de credibilidade que viveram ou ainda vivem aqui, prosperando principalmente na área comercial. Ao falar dos libaneses lembramos do Seu Nain, Ibrahim, Elias e vários outros. Mas talvez o leitor não saiba o que motivou essas famílias a migrarem para o Brasil.
Vamos a um pouco de história: Jamil Hanna El Khouri teve que abandonar seu país de origem, pois seu irmão mais velho, o então ministro do Líbano, Ibrahim Hanna El Khouri, que lutava pela unificação dos países árabes, foi considerado pelo partido de oposição como facista. Jamil, depois de rodar o mundo todo, foi parar na cidade de Orizona, em 1951. Se apaixonou por Zélia de Castro e se casaram e a família prosperou por aqui. Outros familiares também fugiram da guerra e vieram parar no Brasil. É o que relata o artista e poeta Diego EL Khouri, como segundo o mesmo se autodenomina, "um descendente da exclusão".
Segundo Diego, a cultura árabe é rica e digna. Respira arte e alegria, apesar de tudo. A guerra é apenas um lixo político que ainda sustenta suas paredes. "A guerra tolhe os membros e destrói a beleza. Mas a cadeia do mundo ocidental fere muito mais".
Mais sobre essa história, CLIQUE AQUI. Alguma informação interessante sobre a vinda dos libaneses para o Brasil e para Orizona, publique um comentário no rodapé deste texto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Orizona Encenarte © 2009-2013 | Desenvolvido por Anselmo Di Lima, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes